Uma das novidades que movimentou o mercado financeiro foi o anúncio do Open Finance pelo Banco Central. Considerado uma evolução do Open Banking, o modelo promete trazer mais oportunidades ao ecossistema contábil do Brasil.
Mas quais as principais diferenças entre o Open Finance e o Open Banking? E como isso interfere na rotina de clientes, instituições financeiras e de pagamento? Continue a leitura e saiba mais.
O que é Open Banking?
Consideramos o Open Banking como um sistema financeiro aberto, isso quer dizer que clientes de produtos e serviços financeiros podem permitir o compartilhamento de seus dados entre instituições autorizadas pelo Banco Central.
Dessa maneira, o consumidor seleciona as melhores vantagens de cada instituição e consegue contratar produtos e serviços bancários sem precisar abrir uma nova conta.
O que é Open Finance?
O Open Finance pode ser compreendido como uma evolução natural do Open Banking, pois permite que mais instituições façam parte do sistema, não só bancos e fintechs. Também devem ser incluídas no modelo empresas como corretoras de investimentos, companhias de câmbio e fundos de previdência.
O intuito é que o Open Finance promova mais diversidade nas operações ao incorporar outros setores do mercado. Dessa forma, o modelo deve propiciar um salto nas possibilidades do sistema financeiro brasileiro.
Qual a diferença entre os modelos?
A grande diferença entre o Open Finance e o Open Banking é levar o compartilhamento de dados para além de bancos e instituições financeiras.
O Open Finance permite ao consumidor levar o seu histórico contábil para outras instituições do mercado, conseguindo melhores condições com corretores de imóveis ou seguros, por exemplo.
As oportunidades e os desafios para o mercado
Com a chegada do Open Finance no Brasil algumas oportunidades despontam, como o aparecimento de novos modelos de negócios e a possibilidade de melhora na experiência com o usuário.
Porém, o maior desafio desse modelo é conseguir a adesão do público e transmitir a confiança necessária para os consumidores se sentirem seguros em compartilhar as informações. Nesse ponto é importante destacar que o Open Finance conta com o respaldo da LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
Sobre a Seven Tech Solutions
A Seven Tech Solutions acredita na importância de ficar a par de todas essas novidades no mercado financeiro. Somos pioneiros em desenvolvimento de novas tecnologias para o setor financeiro e indústrias em meios de pagamento, com a experiência de mais de 15 anos de atuação.
Estabelecemos parcerias estratégicas com entidades de grande referência nacional e internacional e estamos sempre atentos às novas tendências da indústria e do mercado. Entre em contato com a gente!
Fontes: Gerencianet