Confira 10 tendências tecnológicas apontadas por estudo da Forbes para 2023
Todos os anos, diversas instituições e profissionais estudam as principais tendências tecnológicas para o ano. Estar atento e se preparar para as tecnologias que prometem se destacar é uma forma de sair à frente dos seus concorrentes e moldar os próximos passos da organização.
É necessário olhar para o cenário de maneira estratégica e enxergar a tecnologia como aliada fundamental para o seu negócio. Confira, abaixo, em estudo realizado pela Forbes, as 10 principais tendências tecnológicas para 2023:
1) Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial se tornará uma realidade dentro das organizações. Qualquer empresa poderá criar produtos e serviços mais inteligentes.
Essa tendência já está se tornando uma realidade no mercado varejista, com compras e entregas autônomas, gerenciamento e automatização de estoques e até recomendação de peças que correspondam aos gostos e tamanhos dos clientes.
A Inteligência Artificial também está se destacando no mercado de pagamentos digitais, tanto em operações back-end, quanto em sistemas de pagamento voltados ao cliente.
A IA tem contribuído para a redução no número de fraudes e verificação de pagamento baseada em reconhecimento facial. Com a Inteligência Artificial é possível analisar um grande número de fatores e processá-los com grande agilidade.
2) Metaverso
O metaverso tem possibilitado uma Internet muito mais imersiva, com possibilidade de trabalho, jogos e socialização em uma plataforma persistente.
Essa tecnologia, que envolve Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), vai continuar avançando. Um dos destaques será o ambiente de trabalho no metaverso, muito mais imersivo, que possibilitará conversas, debates e cocriação. O uso do metaverso para treinamentos e integração também se fortalecerá em 2023.
As fintechs, que proporcionam soluções mais eficazes aos usuários do que os tradicionais bancos, podem contar com o metaverso para interações virtuais, aumentando o engajamento nesse novo universo virtual.
Também será possível utilizar o metaverso para criar um centro de treinamento para os colaboradores ou clientes, para que desenvolvam habilidades e melhorem seus resultados nos investimentos reais.
Por fim, é possível criar negócios destinados a cuidar exclusivamente dos interesses dos cidadãos do novo ambiente. Administradoras de dados financeiros e companhias de infraestrutura financeira poderão auxiliar na troca de valores dentro do metaverso.
3) Web3
Conforme as empresas criam produtos e serviços mais descentralizados, a tecnologia blockchain promete avançar intensamente em 2023.
Um exemplo é a descentralização do armazenamento de dados e a criptografia deles por meio da blockchain, tornando-os mais seguros. Os NFTs (tokens não fungíveis) prometem se tornar mais práticos e acessíveis.
O setor financeiro já vem sofrendo grandes mudanças com o surgimento de bancos digitais, fintechs e ascensão das criptomoedas. Com a Web 3.0, a expectativa é de que essas transformações se acentuem ainda mais.
Espera-se que ela facilite os pagamentos transfronteiriços, deixando as transações financeiras interoperáveis, eficientes e mais acessíveis aos consumidores. Além disso, o conceito das Finanças Descentralizadas (Decentralized Finance – DeFi) terá grande influência de como os serviços financeiros operam.
A Web 3.0 pode ser considerada uma grande oportunidade para o sistema financeiro tradicional, que pode unir as finanças centralizadas e as finanças descentralizadas para oferecer melhores experiências aos usuários.
4) União do mundo digital com o físico
A grande tendência de união entre os mundos digital e físico continuará forte em 2023 e dois protagonistas neste cenário são a impressão 3D e a tecnologia digital gêmea.
Gêmeos digitais são recriações, simulações, virtuais e digitais de processos, operações, produtos e até mesmo do corpo humano, para testar novas ideias e projetos em um ambiente digital seguro. Muitos designers e engenheiros usam a tecnologia para testes em todas as condições concebíveis, sem os altos custos dos experimentos da vida real.
Depois da realização desses testes no mundo virtual, é possível ajustar e editar componentes e criá-los no mundo real por meio da tecnologia de impressão 3D.
O setor bancário pode ter grande aderência à tecnologia de gêmeos digitais. Os bancos podem se beneficiar da tecnologia na área de mercado de capitais, com a utilização de dados disponíveis para prever o impacto que o lançamento de um produto pode ter no cliente.
Também é possível simular o impacto de diferentes situações de mercado com os dados internos, por exemplo. O grande diferencial é que esses testes acontecem em tempo real, o que torna ainda mais interessante o processo dos gêmeos digitais, pois eles diminuem o risco da instituição de forma considerável e facilitam a priorização de um projeto sobre o outro.
Na esteira de open banking, em que os bancos precisam cada vez mais engajar e encantar seus clientes, os gêmeos digitais também são vistos como o futuro. A criação de sistemas que podem ser interoperáveis e o aumento na qualidade de IA também colocam os gêmeos digitais como peça central no desenvolvimento de instituições financeiras.
5) Natureza editável
Com o uso da nanotecnologia será possível fazer alterações em materiais, plantas e até humanos. Também será possível criar materiais com recursos completamente novos.
A mutação de genes poderá ser usada para corrigir mutações de DNA, resolver problemas de alergias alimentares, aumentar a saúde de plantações e até editar características humanas, como a cor do olho.
6) Computação quântica
Hoje, há uma grande pressa em desenvolver a computação quântica em escala. Ela usa partículas subatômicas para criar novas formas de processar e armazenar informações. Com isso, os computadores serão capazes de operar um trilhão de vezes mais rápido do que os processadores tradicionais disponíveis hoje.
Dentre as incertezas e riscos de novas tecnologias, o perigo da computação quântica é que ela pode inutilizar as atuais práticas de criptografia. Dessa forma, qualquer nação que desenvolva computação quântica em escala pode quebrar a criptografia de outras nações, empresas, sistemas se segurança, entre outros.
Na área de serviços financeiros, os desafios são exatamente esses. É fundamental que sejam criadas novas soluções de segurança da informação para evitar que o processamento quântico quebre a encriptação usada pelas instituições financeiras.
Mesmo com essas questões, o computador quântico apresenta inúmeras possibilidades aos bancos. A Inteligência Artificial, o blockchain e outras soluções disruptivas possibilitam o atendimento individualizado e inteligente, por conta da grande análise de dados.
Espera-se que esse poder computacional antecipe tendências de consumo e os serviços financeiros passem a ser apresentados para as pessoas no momento certo, contribuindo para uma boa experiência do cliente.
7) Tecnologia verde
Hoje, há uma necessidade grande de frear as emissões de carbono. Em 2023, esse também será um dos focos. O hidrogênio verde é uma nova fonte de energia de queima limpa que produz quase zero emissões de gases de efeito estufa.
Também espera-se progresso no desenvolvimento de redes elétricas descentralizadas, que podem democratizar a energia em todo o mundo e ajudar a diminuir as emissões de carbono.
8) Robôs mais humanos
Os robôs se tornarão mais parecidos em aparência e capacidade com os humanos em 2023. Eles também vão realizar tarefas complexas ao lado de humanos na fabricação e logística.
Há, também, empresas trabalhando para criar protótipos de robôs humanóides. Esses robôs poderão realizar tarefas simples, como levantar itens e regar plantas.
9) Sistema autônomo
Os sistemas autônomos continuarão progredindo, principalmente nas áreas de entrega e logística. Muitas indústrias já se tornaram parcial ou totalmente autônomas. Em 2023, haverá ainda mais caminhões e navios autônomos, assim como robôs de entrega.
10) Tecnologias sustentáveis
Em 2023, haverá um esforço contínuo para tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes. Hoje, os consumidores pensam mais sobre a origem dos componentes do que é consumido e exigem que os produtos e serviços sejam energeticamente eficientes e mais sustentáveis.
A Onnitech acompanha todas as tendências tecnológicas e busca, o tempo todo, oferecer as melhores soluções aos seus clientes. Hoje, disponibiliza uma vasta gama de soluções tecnológicas e atende toda a cadeira do ecossistema financeiro, desde contas digitais, gateways de pagamentos e emissão de cartões até processamentos financeiros.
Entre em contato com nossa equipe e conheça a solução mais adequada para o seu negócio.