Em meio à crescente digitalização do mercado, as empresas precisam oferecer soluções inovadoras e diferenciadas em prazos cada vez menores. Para não se perderem nesse processo, gestores de negócios estão buscando cada vez mais serviços e ferramentas de automação para acelerar o time-to-market de seus produtos e serviços.
Para se manter produtivo nos negócios, é necessário aproveitar ao máximo as oportunidades tecnológicas capazes de manter sua empresa competitiva, como softwares, plugins, API’s e plataformas digitais já existentes no mercado. Elas permitem que sua empresa aumente a velocidade com a qual o seu negócio consegue idealizar um novo produto e lançá-lo no mercado.
O time-to-market, que em português significa “tempo para o mercado”, é uma expressão usada para identificar o tempo utilizado no processo de desenvolvimento de um produto, desde sua concepção até a hora de divulgá-lo para os clientes.
Acelerar o time-to-market para fornecer novos produtos e serviços diferenciados é um caminho para cumprir os objetivos de negócios e fazer sua empresa crescer. Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental agir com foco em inovação e renovação de portfólio.
O timing perfeito é um diferencial extremamente necessário nos negócios, podendo trazer uma grande vantagem competitiva no mercado. Quando seu produto chega ao mercado antes dos concorrentes, acompanhado de qualidade e eficácia, as chances da sua empresa ter um amplo alcance em meio aos consumidores são muito maiores.
Para isso, nossos especialistas separaram as 5 dicas mais importantes para aplicar no seu negócio. Veja:
5 Dicas de como reduzir o TTM na sua empresa
1. Mantenha fluxos de trabalho bem definidos
O primeiro passo para otimizar o seu time-to-market é ter bem definidos os fluxos de trabalho da sua empresa. Isso é importante para que se possa evitar os atrasos e minimizar os períodos de inatividade e gargalos durante os procedimentos.
Para isso, utilize ferramentas tecnológicas já existentes no mercado a seu favor, como por exemplo os aplicativos low-code. Essas plataformas permitem que gestores criem e automatizem seus próprios fluxos de trabalho sem grandes dificuldades, usando uma interface visual e intuitiva já pronta.
Assim, você integra ferramentas tecnológicas ao seu sistema por um custo-benefício muito melhor do que criar suas próprias soluções e ainda economiza tempo para focar nos seus serviços. Esses recursos podem facilitar a sua produção, trazer mais visibilidade, transparência e agilidade nas operações.
2. Utilize metodologias adequadas
Quando o objetivo é reduzir o time-to-market, procure metodologias que priorizem a produtividade da equipe e a rapidez dos processos organizacionais. O método scrum – considerado um método ágil – é uma ótima opção, pois informa aos integrantes o que cada um está fazendo e suas respectivas responsabilidades.
Essa metodologia é um framework, em que se seleciona as entregas mais importantes de cada projeto e é através de rotinas diárias é possível saber os progressos que estão ocorrendo e a que ponto se deve chegar, levando os prazos desejados. O foco principal é finalizar um projeto mais rápido, com melhor qualidade, otimizando os seus recursos humanos e materiais.
3. Automatize os processos de back-office
Outra dica muito relevante para diminuir o time-to-market é a automatização dos processos de back-office do seu negócio. Automatizar sistemas de departamentos internos reduz – e muito – os desperdícios de tempo na sua empresa, além de promover uma otimização geral dos processos administrativos e operacionais desses departamentos.
Ao investir em soluções integradas para auxiliar no desempenho dessas funções, você desafoga seus colaboradores de processos manuais rotineiros e permite que eles foquem nas tarefas relacionadas aos seus produtos. As empresas adquirem ganhos gigantes com automação interna, aumentando a competitividade e as margens, com diminuição de custos operacionais e ganho de velocidade e eficiência no back-office.
4. Gere insights de negócios e monitore os resultados
Criar fontes de dados estruturados facilmente acessíveis a todos, além de gerar conhecimento do seu negócio contribuem também para acelerar o time-to-market da empresa. Com esses novos conhecimentos vindos da análise dos dados, os líderes irão rapidamente gerar novos insights de negócios e assim aprimorar o seu trabalho, atingindo resultados muito superiores.
Para isso, contar com uma solução tecnológica que consolide dados estruturados em relatórios prontos e dashboards customizados para seu negócio fará uma grande diferença e com certeza, deixará sua equipe de desenvolvimento à frente.
Ferramentas que desempenham serviços como esses estão facilmente disponíveis no mercado, basta pesquisar e encontrar uma que se encaixe melhor nas suas necessidades.
5. Mapeie o ecossistema de ferramentas existentes no mercado
Por fim, mas não de modo menos importante, a última dica é também um conselho de ouro: faça o mapeamento das ferramentas tecnológicas já existentes no mercado que podem ser incorporadas na solução que sua empresa está desenvolvendo. Existem milhares de empresas que desenvolvem soluções bastante nichadas que podem ser integradas a produtos de outras empresas.
Investir nessas soluções ágeis é o mesmo que investir em praticidade e eficiência. Poupar tempo gasto em processos que podem ser feitos de maneira mais otimizada é a principal forma de acelerar o time-to-market do seu negócio. A transformação digital de uma empresa consiste em utilizar dessas ferramentas inteligentes para a melhora do seu produto ou serviço.
Acelerando o time-to-market em inovações do setor financeiro
O setor financeiro vem passando por uma revolução nos últimos anos. Segundo dados do estudo Inside Fintech da consultoria de inovação aberta Distrito, o Brasil conta hoje com 1.289 fintechs atuando no Brasil, com soluções na área de Crédito (17,5%), Meios de pagamento (14,4%), Backoffice (14,2%), Serviços Digitais (8,9%) e Tecnologia (8,6%).
A Onnitech é uma empresa de tecnologia que atua há mais de 13 anos desenvolvendo tecnologias para fintechs. Aqui, sua empresa contará com soluções customizáveis destinadas para empresas de diversos portes e segmentos que queiram ser uma fintech e inovar serviços financeiros ou mesmo incorporar soluções financeiras aos seus produtos. (Veja o arquivo Embeded Finance).
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