A embedded finance é uma solução financeira que possibilita empresas de diferentes segmentos a incluir em seu portfólio produtos financeiros, mesmo que não tenham core business no setor. Essa solução garante benefícios não somente para o cliente, mas também para a empresa, que fomenta ainda mais seus negócios.
Com o Embedded Finance, empresas de diferentes setores podem oferecer serviços financeiros, disponibilizando serviços personalizados e muito mais direcionados para as necessidades dos seus clientes. Dessa forma, a empresa alcança a fidelização de clientes e, por consequência, otimiza os seus resultados.
Segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Revista Forbes, 59% dos consumidores brasileiros já aceitam o Embedded Finance. De acordo com o estudo, a resistência do consumidor para transacionar dinheiro fora das plataformas bancárias tradicionais é cada vez menor.
Esse ganho de relevância do Embedded Finance tem relação com o comportamento do consumidor, que deseja uma experiência de compra mais conveniente e rápida. Como é o exemplo da Magalu, Ambev e 99, que conquistaram clientes com produtos diferentes, mas com a mesma estratégia: oferecer serviços financeiros para estreitar ainda mais a relação com o consumidor.
A partir dessa tecnologia, sua empresa também pode oferecer produtos financeiros digitais próprios, como empréstimos bancários, cartões com os quais clientes pagam suas contas, acesso ao crédito, além de diversos outros, como:
- Pagamentos por Pix;
- Contas e carteiras digitais;
- Transferência de valores;
- Depósitos;
- Investimentos;
- Criptomoedas;
- E outros serviços.
Confira nesse artigo as principais vantagens em uma empresa aderir ao Embedded Finance, além de como proceder para oferecer essas soluções:
Mas afinal, como o Embedded Finance funciona?
O Embedded Finance tornou- se uma tendência do mundo financeiro que, em tradução literal, significa finanças embutidas, e é basicamente a inclusão de soluções financeiras ao portfólio de uma empresa.
Essa solução surgiu com a expansão das fintechs – empresas de serviços financeiros, que passaram a introduzir esse modelo de tecnologia, flexibilizando o acesso aos produtos e serviços, que antes eram particulares dos bancos.
Tecnicamente, se trata de uma tecnologia oferecida por uma fintech que permite que a empresa possa oferecer aos clientes, em marca própria, diversos produtos financeiros tais como: cartão pré-pago, cartão de crédito, conta digital, conta corrente, seguro, entre outros serviços financeiros. Essas opções possibilitam que a empresa contorne situações de clientes inadimplentes, oferecendo soluções próprias de empréstimos ou ainda de financiamento.
Dessa forma, negócios com muitos clientes têm, portanto, uma grande oportunidade de estreitar a relação com seus consumidores, oferecendo a eles uma inclusão financeira descomplicada.
Como é o caso da Casas Bahia, Rappi e Mercado Livre, que atuam com sistemas Embedded Finance e conseguem alcançar consumidores também pelo serviço financeiro facilitador que disponibilizam.
Além de conquistar e fidelizar novos clientes, essa solução traz inúmeras vantagens para as empresas, como o aumento de competitividade e geração de uma nova fonte de receita. Confira mais detalhes:
Quais as vantagens do Embedded Finance para minha empresa?
● Fidelização de clientes
Ao criar e entregar produtos e serviços financeiros próprios, o negócio consegue resolver problemas pontuais dos seus clientes, já que tudo é pensado e desenvolvido baseado nas dores e necessidades do público-alvo.
Além disso, o Embedded Finance possibilita também a melhora do relacionamento com o cliente, ajudando-o a resolver seus problemas financeiros com mais facilidade por meio de aplicativos, se diferenciando assim dos bancos tradicionais.
● Alcance de novos consumidores
O Embedded Finance ainda possibilita um posicionamento mais estratégico, alcançando clientes bancarizados e desbancarizados – clientes que não possuem conta em banco. Isso não só pode aumentar a rentabilidade do negócio, como torná-lo independente de instituições bancárias.
● Diferencial competitivo
Esses dois benefícios anteriores levam a este, que é a conquista de um novo diferencial competitivo. A marca se torna mais atraente para novos grupos de consumidores, que podem ser atraídos inicialmente pela oferta de produtos financeiros, mas se interessarem pelos outros disponibilizados pela marca.
● Nova fonte de receita
Somado a tudo isso está a possibilidade de obter uma nova fonte de receita, a qual é gerada por meio da cobrança de taxas e tarifas dos clientes pelos serviços financeiros oferecidos. Ou seja, sem precisar sair do core business do negócio, uma série de vantagens rentáveis podem ser obtidas apenas por incluir soluções financeiras ao portfólio do negócio.
Dessa forma, a tecnologia Embedded Finance é mais uma alternativa de serviço financeiro que surge em um mercado cada vez mais modernizado e exigente.
Como iniciar essa transformação na sua empresa?
Essa tecnologia chegou para revolucionar de vez a forma de oferecer serviços financeiros, permitindo que empresas sem esse core business também possam agregar esse tipo de solução ao seu portfólio de produtos.
O Embedded Finance pode ser implementado em empresas dos mais diversos segmentos ou do perfil do seu público. É possível adotar essa tecnologia em marketplaces, e-commerces, empresas varejistas e demais negócios.
Se você deseja aderir ao Embedded Finance e elevar sua empresa a outro patamar, o primeiro passo é procurar um parceiro que ofereça recursos de qualidade, personalizados e modernos.
Para oferecer o melhor da inovação para seus clientes, conheça a Onnitech, uma empresa especializada em soluções tecnológicas completas e integradas de meios de pagamento, que desenvolve soluções de embedded finance para empresas de diversos portes e segmentos.
Aqui nós podemos ajudar a sua empresa a inovar em seus negócios de forma segura, escalável e sustentável. Acesse nossas soluções agora mesmo e conheça tudo que podemos fazer para o seu negócio.