As fintechs são empresas que desenvolvem inovações tecnológicas voltadas para o mercado financeiro e que têm se destacado pela diversidade de produtos e serviços oferecidos a empreendedores de pequenos e grandes negócios.
Segundo dados do estudo Fintech Report 2022, realizado pela Distrito, no Brasil, as fintechs já somam 1.289 empresas do segmento existentes no país.
Essas empresas digitais oferecem desde crédito, seguros, câmbio, investimentos, financiamentos, negociação de dívidas, até soluções digitais para a gestão financeira das empresas, como meios de pagamento, backoffice, serviços digitais, criptomoedas, risco e compliance, tecnologia, investimento, entre outras.
Sem agências físicas, as fintechs oferecem serviços financeiros 100% online, com agilidade e baixo custo, entre outras vantagens.
As fintechs têm atraído cada vez mais os empreendedores pela agilidade de serviços, inovação e tecnologia que promovem, além de maior rapidez no atendimento, com uso de aplicativos.
Confira nesse artigo tudo que você precisa saber sobre a facilidade de acesso a serviços financeiros oferecidos pelas fintechs às empresas:
Leia mais: Destaques do Tech Trends Report: principais tendências para o mercado financeiro
O que são as Fintechs e como elas funcionam?
As fintechs são startups ou empresas que oferecem serviços financeiros através da tecnologia. São empresas que através do core tecnológico têm o objetivo de oferecer acesso a serviços financeiros, diminuindo custos e estrutura física.
Elas possuem regulamentação pelo Conselho Monetário Nacional e Banco Central e utilizam a tecnologia como meio de facilitar soluções financeiras, como acesso a crédito, financiamento, seguros e formas de pagamento.
A maior diferença essas empresas de uma instituição financeira tradicional é que as soluções das fintechs são realizadas de forma 100% online. Assim, existem duas modalidades de crédito regulamentadas para as fintechs pelo BACEN, são elas:
- Sociedades de Crédito Direto que realizam operações com plataforma eletrônica e recurso próprio;
- Sociedades de Empréstimo entre Pessoas que fazem intermediação financeira entre credor e devedor sob cobrança de tarifas.
As fintechs funcionam para desenvolver soluções que possam resolver as limitações e deficiências dos serviços financeiros tradicionais. Elas buscam identificar oportunidades a partir de uma demanda não atendida. Além disso, objetivam aprimorar o que já é oferecido pelo mercado a partir do uso da tecnologia.
Dessa forma, a noção de tecnologia e inovação das startups é usada para dar ao cliente das fintechs o que as instituições financeiras tradicionais limitam ou não disponibilizam.
Leia mais: As 7 principais tendências apresentadas na Payment Revolution
Quais as principais vantagens oferecidas às empresas pelas Fintechs?
Devido a sua capacidade de unir tecnologia e inovação a tendencias financeiras, as fintechs oferecem diversas facilidades aos seus usuários, como:
- Plataformas de pagamento para negócios físicos e virtuais.
- Simplificação de processos financeiros, reduzindo a intermediação.
- Otimização do uso de recursos com taxas mais competitivas para os clientes, enxugando a infraestrutura física.
- Maior transparência das operações da empresa, com o apoio de tecnologias como o blockchain.
- Serviços e produtos financeiros disponíveis para todos os usuários.
- Infraestrutura de serviços financeiros que permita a avaliação de risco, segurança cibernética como verificação de identidade, APIs bancárias, contratação e muito mais.
- Soluções de administração e contabilidade financeira.
- Gestão de finanças, gestão da educação e assessoria financeira.
- Tecnologia aplicada ao setor de seguros.
- Bancos 100% digitais.
- Acesso ao crédito e redução de taxas, custos operacionais e burocracias.
- Transações mais baratas que bancos tradicionais com soluções online e seguras.
Leia mais: Diminua o time-to-market da sua empresa por meio de tecnologias ágeis
Quais são os principais tipos de Fintechs?
Confira os 11 eixos de mercado onde as fintechs estão presentes de acordo com o relatório da Associação Brasileira de Fintechs em parceria com o Sebrae:
- Bancos digitais
Nessa categoria as fintechs disponibilizam produtos e serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas. Com cartela de serviços com cartões de crédito sem anuidade, pix, pagamentos, investimentos e linhas de crédito.
- Subadquirentes
O papel das subadquirentes é promover o operacional e a gestão de pagamentos de outras empresas que necessitam de soluções inovadoras e de fácil acesso em meios de pagamento. Essas fintechs de meio de pagamento facilitam a vida dos clientes ao oferecerem soluções específicas para esse setor.
- Gestão de investimentos
As fintechs de investimentos oferecem mais facilidade na hora que o usuário deseja fazer seu dinheiro render. Esse tipo de empresa faz com que o processo seja facilitado e menos burocrático. Em geral, as fintechs de investimentos permitem que o cliente comece a investir com valores bem abaixo do praticado tradicionalmente no mercado.
- Gestão financeira
Nesse segmento estão as empresas que prestam serviços de controle e assessoria quanto aos recursos financeiros dos clientes. Algo essencial para o equilíbrio fiscal e contábil. Em sua maioria, seu público-alvo é de pessoas jurídicas, como pequenos e médios negócios.
- Moedas digitais e blockchain
Com o aumento de investimento em criptomoedas em todo o mundo, em especial em Bitcoins, surgiram fintechs especializadas em moedas digitais e blockchain. O propósito delas é facilitar as transações dos investidores nesse tipo de capital que ainda gera muitas dúvidas no grande público.
- Seguros
As fintechs de seguros trabalham não só com a corretagem de seguros (residencial, de vida, de viagem, saúde etc.), mas também com a personalização desse tipo de serviço. Os clientes podem contratar e, inclusive, acionar a opção desejada de forma online.
- Eficiência Financeira
Para quem deseja se organizar, existem as fintechs de eficiência financeira. Elas ajudam no controle da renda, assim como despesas, valores investidos e reservas financeiras. Tudo isso a partir do seu computador ou smartphone. Essas empresas permitem a categorização dos gastos e a criação de estratégias, metas e objetivos em curto, médio e longo prazo.
- Crowdfunding
As plataformas de crowdfunding são um meio de arrecadar fundos por meio de financiamento coletivo, para concretizar um projeto. Seja ele a abertura de uma empresa, o lançamento de uma coletânea de livros, a compra de equipamentos para uma loja e outros.
- Câmbio
Ainda existe o segmento de câmbio e remessas internacionais entre as categorias de fintechs. Elas são organizações que movimentam valores para o exterior e fornecem soluções de compra e venda de moedas. Aqui se inclui tanto o câmbio comercial quanto o câmbio turismo.
- Créditos, financiamentos e negociação de dívidas
As fintechs de crédito, financiamentos e negociação de dívidas buscam aproximar quem precisa de dinheiro e quem pode emprestar. A análise é feita a partir de soluções tecnológicas que visam à melhoria das dinâmicas dos serviços financeiros. Tudo a partir de uma estrutura mais enxuta e menos burocrática do que as financeiras tradicionais.
- Outros
Nesta categoria estão presentes as fintechs que atuam com operações alternativas. Relacionadas, por exemplo, a gestão de benefícios, varejo, educação financeira, omnichannel, segurança virtual, entre outros
Como se tornar uma Fintech?
Para estruturar a sua fintech neste modelo, o primeiro passo é encontrar uma empresa de tecnologia financeira que te ajude a estruturar o seu negócio. Estar unido a um parceiro focado em inovação, adaptável ao mercado e disposto a flexibilizar o desenvolvimento de novas tecnologias é a melhor opção para dispensar burocracias.
Nesse sentido, a Onnitech oferece uma plataforma white-label e customizável para o seu modelo de negócio, com uma solução completa para empresas que atuam como facilitador de pagamentos e subadquirentes. Como também, tecnologia completa para gestão e soluções de captura com as principais bandeiras do mercado.
Além de oferecer os melhores recursos e funcionalidades para uma subadquirente, disponibilizamos ainda outros serviços financeiros, como Billing, Chargeback, Motor de Regras e muito mais.
Se você quer oferecer serviços financeiros de qualidade e com total segurança, seu lugar é na Onnitech, que oferece as soluções mais vantajosas para o seu modelo de negócio. Para saber mais, entre em contato conosco e encontre tudo que você precisa em serviços e produtos financeiros.