A inovação aberta é uma resposta às dificuldades das empresas de inovarem sozinhas. Afinal, nenhuma companhia, por maior que seja, detém todo conhecimento.
Inovação aberta ou Open Innovation é um modelo de gestão empresarial que promove um desenvolvimento disruptivo na empresa, por meio da descentralização da sua mentalidade inovadora.
Ou seja, busca a inovação a partir da criação de parcerias externas com outras pessoas e organizações.
Henry Chesbrough, líder estrategista e autor que cunhou o termo “open innovation”, diz em coluna na Forbes que a inovação aberta leva em conta um fato: nenhuma inovação acontece de forma independente.
Isto é, esse modelo se torna viável no momento em que a empresa reconhece que existem profissionais e equipes com maior conhecimento fora de sua própria estrutura.
Confira nesse artigo os principais benefícios da inovação aberta e aprenda a implementá-la na sua empresa:
O que é a Inovação aberta (Open Innovation)?
A inovação aberta ou open innovation é um termo criado por Henry Chesbrough, um pesquisador da Harvard Business School. A ideia é promover uma forma de inovação mais colaborativa e diversa.
Nela, há o envolvimento de várias partes externas à uma empresa, como clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos, startups e outras empresas.
Esse conceito representa uma verdadeira mudança no mindset de muitos empreendedores. Afinal, grandes negócios muitas vezes preferem guardar suas ideias como um segredo.
Porém, a inovação aberta permite gerar valor à empresa por meio do compartilhamento de conhecimento.
Portanto, abrir espaço para uma participação de fora, com outros agentes podendo contribuir com expertise, revela-se uma iniciativa inteligente.
Quais as diferenças entre a Inovação aberta e a Inovação fechada?
A inovação fechada é um processo mais tradicional, utilizado durante anos por várias empresas. Nessa forma de inovar, as invenções, pesquisas e ideias são desenvolvidas internamente em uma organização.
Além disso, quando a inovação é fechada, a empresa detém a propriedade intelectual daquilo que foi desenvolvido. Isso significa que, geralmente, o processo de obtenção da ideia e outras fases da inovação não são compartilhados.
Em contrapartida, a inovação aberta se refere ao uso de elementos internos e externos para gerar valor à organização. Dessa forma, a empresa aproveita de conhecimentos e ferramentas criadas externamente.
Do mesmo modo, o mercado e outros agentes podem adquirir novos conhecimentos, que são proporcionados pela colaboração mútua.
Como a Inovação aberta funciona?
A verdade é que não existe apenas uma maneira de implementar a inovação aberta, entretanto, as parcerias com outras empresas e startups são uma das formas mais comuns.
Existe também o financiamento de pesquisas em instituições de ensino e think tanks, além da realização de hackathons e crowdsourcing e outros modelos de aliança para ir em busca de informação e tecnologia.
É importante destacar que, na Open Innovation, não é preciso necessariamente compartilhar tudo que se descobre.
O propósito é buscar conhecimentos que possam ser úteis para o seu negócio, mas mesmo aquilo que não se aplica à realidade da sua empresa pode ser passado adiante.
A inovação aberta busca transformar essa dinâmica, partindo de dois aspectos:
- “De fora para dentro“: Mais popular, baseia-se em trazer tecnologias externas para dentro da empresa e incorporá-las no processo de inovação.
- “De dentro para fora“: Menos utilizada, em que a empresa deliberadamente compartilha e permite a incorporação por terceiros de suas ideias e tecnologias não utilizadas (ou subutilizadas).
Dessa forma, de acordo com Chesbrough, é o seu modelo de negócios que vai determinar o tipo de informação que sua empresa vai buscar e que vai deixar sair da empresa.
Quais as vantagens da Inovação aberta?
- Redução de tempo e custos
A inovação aberta é a melhor opção de investimento acessível e ágil em tecnologia. Com ela, é possível contar com uma ampla rede de parceiros de forma colaborativa e os custos envolvidos são baixos e até nulos em alguns casos.
Além disso, a grande quantidade de profissionais e organizações envolvidas acelera muito o processo. O caráter experimental e descentralizado do projeto também contribui para a criatividade e troca de ideias fluírem mais facilmente. - Redução de riscos
A inovação aberta garante uma visão muito mais completa do mercado. Afinal, não há apenas as ideias dos profissionais da sua empresa. É possível saber a visão de outras companhias, das startups, dos clientes, dos fornecedores, das universidades, entre outros.
Em suma, você consegue coletar dados muito mais confiáveis e amplos, para tomar as melhores decisões. - Aumento do retorno sobre o investimento (ROI)
Todos esses fatores já citados contribuem diretamente para aumentar o retorno sobre investimento (ROI) da sua empresa.
A redução de riscos, a agilidade da inovação e a diminuição dos custos geram maior potencial de receita. Isto é, a inovação aberta pode ser muito mais lucrativa do que os meios tradicionais. - Valor para a marca
Empresas que apostam em inovação aberta agregam valor para suas marcas. É uma forma de demonstrar o quanto seu empreendimento se preocupa com a evolução e o aprendizado do mercado.
Além de otimizar metodologias de trabalho já aplicadas, mas que podem ser ainda mais assertivas, melhorando a experiência dos clientes e reduzindo custos operacionais. - Participação e satisfação dos clientes
Diversos processos de inovação aberta contam diretamente com a participação dos clientes das empresas.
Isso se dá, normalmente, via feedbacks ou pesquisas de mercado que levam em conta a experiência dos usuários que testam as soluções inovadoras. A tendência é que esses produtos e serviços inovadores tenham um grau maior de satisfação por parte do público. - Novos mercados e oportunidades
A inovação aberta permite gerar não só novos produtos, mas até mercados e oportunidades de negócio. Afinal, trata-se de uma inovação mais radical, que cria grandes rupturas.
Enquanto a inovação fechada apenas foca em acrescentar funções a produtos já existentes, a inovação aberta foca em gerar soluções disruptivas. - Novos modelos de negócio e fontes de receita
Com a inovação aberta você pode usar um modelo de negócio totalmente distinto.
Por exemplo, você pode criar uma spin-off para atender um público bem diferente do seu atual. Além disso, você pode investir em modelos escaláveis como marketplace ou SaaS.
Como implementar a Inovação aberta (Open Innovation) na minha empresa?
A inovação aberta é uma resposta muito importante às mudanças nas condições de mercado e às necessidades dos clientes.
Empresas que aderem a essa abordagem estão entre as primeiras a acessar o amplo conhecimento e a fornecer soluções melhores, mais rápidas e mais acessíveis do que seus concorrentes.
A forma como o Open Innovation será implementado, no entanto, vai variar de acordo com a empresa. Cada organização tem requisitos individuais que dependem, por exemplo, de unidades de mercado, B2B ou B2C e outros.
Mas, o que todas têm em comum é a base necessária da estratégia e a cultura de inovação aberta. Para estar entre as melhores, é necessário ter uma estratégia clara e uma cultura que permita e promova a abertura do processo de inovação.
Uma das principais alternativas para iniciar esse processo de inovação é se aliar e estar presente em centros de inovação. O espaço fomenta a inovação aberta e ajuda a empresa a relacionar-se com startups, grandes empresas e investidores para executar projetos diferenciados.
Conheça a Onnitech
Agora você já sabe: a inovação aberta funciona e pode revolucionar o modelo de negócios, sua competitividade e sua expertise tecnológica.
É pensando nisso que a Onnitech acompanha todas as tendências tecnológicas e busca, o tempo todo, oferecer as melhores soluções aos seus clientes.
Hoje, disponibilizamos uma vasta gama de soluções tecnológicas que atende toda a cadeia do ecossistema financeiro, desde contas digitais, gateways de pagamentos e emissão de cartões até processamentos financeiros.
Entre em contato com nossa equipe e conheça a solução tecnológica mais adequada para inovar o seu negócio.