Qual o futuro do mercado de pagamentos? Com a aceleração de novas tecnologias, foram destaques do Payment Revolution Day 2022 discussões sobre o real digital, criptoativos, carteira digital, open finance, pix e outros temas.
O Brasil tem um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios financeiros com as diversas tecnologias que estão surgindo como criptomoedas, segurança e certificação biométrica, economia de dados, jornada do consumidor, tomada de decisão, green fintechs, educação financeira, entre outros.
Inovações como essas para meios de pagamento dos próximos anos foram apresentadas no Payment Revolution Day 2022, principal evento do setor, que aconteceu na capital paulista no final do ano passado.
Confira nesse artigo as 7 principais tendências de pagamento apresentadas no evento:
Carteiras Digitais
No Payment Revolution, as big techs mostraram que estão abrindo caminhos para uma carteira digital muito mais ampla do que temos hoje. Essa modalidade permite além de ter um cartão de crédito, centralizar as informações do usuário como histórico médico, investimento e até documentos.
Com isso, elas serão mais inteligentes, conseguindo ir além da facilitação de transação, oferecendo também uma variedade de produtos financeiros, gerenciando ID digital e assistente virtual, fazendo análises orientadas por IA e apoiando nas tomadas de decisões financeiras.
Pagamento compartilhado
Atualmente, 85% dos latino-americanos compartilham as despesas do dia a dia. O que significa que o pagamento compartilhado de uma forma simplificada deve ganhar cada vez mais força.
Diante disso, uma das tendências para 2023 é a possibilidade de cartões compartilhados por pessoas, vinculado a uma carteira compartilhada, habilitada para fazer pagamentos por meio de cartão pré-pago, boleto e Pix.
Expansão do Open Finance
“E se o banco me ajudasse a escolher em que bairro morar?”. A tese apresentada no evento é que os grandes players continuem a usar o Open Finance com base em dados dos usuários, para conectar e indicar as melhores opções de variadas necessidades, como a do setor imobiliário, com base no perfil do usuário.
E até mesmo entrar em contato com incorporadoras e imobiliárias da região para mostrar que ele tem crédito para adquirir um imóvel ali. A tese é que o Open Finance abre janelas de oportunidades para todos os setores financeiros, conectando os dados dos usuários às suas necessidades de forma mais ampla.
BNPL
Apesar de ser bem parecido com o crediário, a modalidade tem algumas diferenças, como permitir que o consumidor faça as suas compras parceladas pela internet ou loja física por meio de empréstimos intermediados, em sua maioria por fintechs parceiras da empresa. A análise e a liberação do crédito acontecem de forma rápida graças à inteligência artificial.
Essa tendência vai ao encontro do comportamento dos novos consumidores, como as novas gerações que não utilizam mais plástico, mas querem Wallet e BNPL.
CBDC e a digitalização do dinheiro
A sigla para Central Bank Digital Currency são moedas digitais emitidas por bancos centrais e funcionam como uma versão virtual do dinheiro em um país. No Brasil, o Real Digital começa a dar os primeiros passos — e promete fazer barulho no mundo da Internet das Coisas.
Uma nova relação com as instituições financeiras
81% dos brasileiros têm contas em mais de uma instituição financeira. A expectativa é, no entanto, que isso mude em breve. Isso porque, a Geração Z está menos inclinada a ter serviços financeiros em diversas instituições, enquanto os Millennials e a Geração X preferem diversificar.
Prevenção à fraude
Diante de tantas inovações, os players que mais oferecem métodos de cibersegurança e prevenção à fraude estarão um passo à frente. Afinal, a fraude é uma velha preocupação no setor de pagamentos.
Especificamente na América Latina, os números são ainda mais preocupantes. A região reporta 70% mais fraude que a América do Norte e 143% mais que Ásia-Pacífico. Por isso, as empresas e suas lideranças estão cada vez mais atentas a este problema.
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